Oi gente, hoje quero mostrar a vocês como foi a nossa visita ao Farol Santander.
Esse prédio foi construído em 1947, para abrigar a sede do banco Banespa.
Recebeu o nome de Edifício Altino Arantes, que era o nome do então presidente da instituição.
Ele foi chamado carinhosamente pelos paulistanos de 'Banespão' ( e é assim conhecido até hoje ) e algumas pessoas o chamavam de "nosso Empire States ", porque o arquiteto que o construiu , Plinio Botelho do Amaral, se inspirou de verdade no Empire State em Nova York.
No ano 2000 o Santander adquiriu a antiga instituição financeira e tornou-se dono do imóvel.
Em junho de 2015, foi fechado para reforma.
No 464 aniversário de São Paulo, dia 25 de janeiro de 2018, foi reinaugurado com novo nome e visual.
Agora oficialmente passa a se chamar Farol Santander.
Antes só tinha o mirante, agora passa a ter onze andares para visitação, como por exemplo um Museu com a história do 'Banespão', exposições de arte, palestras sobre empreendedorismo, um loft e até uma pista de skate que nada mais nada menos foi projetada pelo campeão mundial Bob Burnquist.
Tem todo um roteiro para seguir , mas nós começamos " ao contrário " , fomos primeiro no Mirante, que esta no vigésimo sexto andar ,que é o ultimo andar, onde a vista é de tirar o folego.
Achei o mirante muito bom, mas o Edifício Martinelli ganha pelo espaço e o restaurante Terraço Itália também não deixa a desejar.
No mesmo andar do mirante tem o Suplicy Cafés Especiais.
Acho que foi a parte que menos gostei, por causa do atendimento e a espera e a mesa que estava literalmente no meio do salão. Um recepcionista um pouco arrogante nos fez algumas perguntas e logo arrumou essa mesa .
Pedi um Coffe Latte e a Rebecca um Chá de Amêndoas.
O café estava no ponto, torrado na hora, mas não exageradamente, forte , no ponto.
Mas o chá a Rebecca disse que estava fraco e passava longe o gosto de amêndoas.
Sobre as exposições fomos em todas, lembrando que tem ingressos diferentes, dependendo do que você quer fazer, como por exemplo ingresso só para o mirante ou só para as exposições. Nós compramos o que dava acesso completo.
A primeira exposição foi sobre uma instalação audiovisual russa, que esta no vigésimo terceiro andar. Não quero dar muito detalhes porque perde a graça mas foi uma experiência bem interessante.
A segunda foi sobre a vida e obra do escritor Português José Saramago, que estão no décimo nono e vigésimo andar. Bem diferente a forma como foi exposto os objetos e vídeos projeções. ( Não pode tirar foto dentro dessa exposição)
A terceira e a mais ''moderna'' digamos assim, foi da artista Laura Vinci , que está no vigésimo segundo andar como não sou muito fã de arte moderna ao meu ver não achei interessante. E pra mim não tinha do que tirar foto alí. Rsrs
E uma das exposições que me chamou mais atenção por ser incrivelmente criativo , foi do Vik Muniz, que esta no quarto andar.
Uma homenagem a São Paulo , o artista conseguiu recriar através de sucatas o Farol Santander e alguns pontos turísticos. De longe aparenta ser um conjunto de fotos , mas se você olhar mais perto da obra percebe os objetos que foram usados para fazer a paisagem , como placas de carros, fios, tampa de bueiro, entre outros. No mínimo genial.
No terceiro andar uma sala reproduz as salas de atendimento a clientes e estão expostos objetos como calculadoras, cadernetas e fichas de atendimento. No quinto andar , o ambiente parece tirado de uma fotografia muito antiga. Móveis feitos artesanalmente em maneiras nobres que foram realmente usadas pelas presidências e diretorias que passaram por ali.
E por último mas na verdade é a entrada do prédio, temos um deslumbrante lustre de 13 metros, pesando nada menos que 1,5 toneladas.
Resumindo, vale a pena tirar o dia para fazer uma visita completa no Banespão digo Farol Santander, rsrsrs.